FLIR dará Visibiliadade a Literatura Indígena

Como tradição na Feira do Livro de Resende, que este ano acontecerá de 09 a 12 de junho de 2022, na Área de exposições na cidade de Resende, serão realizados diversas programações com o objetivo de dar mais visibiliadade a literatura e a cutura indígena.

Uma das convidadas especiais desta edição será a Aline Rochedo Pachamama, que realizará dois bate-papos com autógrafos no dia 10 de junho. Aline é mulher originária do Povo Puri da Mantiqueira. Historiadora, escritora e ilustradora. Doutora em História Cultural pela UFRRJ. Mestre em História Social pela UFF. Idealizadora da Pachamama Editora, (editora formada por mulheres originárias/indígenas). Pela Pachamama Editora, elabora e executa ações em prol da valorização e preservação de Línguas dos Povos Originários, bem como divulgação de suas Culturas a partir da História Oral e Memória, principalmente, de mulheres e anciãs. Em julho de 2016, lançou o projeto de "Reparação Linguística, Histórica e Cultural”, da Pachamama Editora, publicando os primeiros livros bilíngues e polilíngues de originários. Autora de uma série de livros na área de Culturas e Diversidade, dentre eles, o projeto literário “Mulheres Indígenas em Contexto Urbano - aprovado pela Lei de Incentivo SEC-RJ- Mitã Yakã Pyguá (2017), que culminou na publicação do livro “Guerreiras - Mulheres indígenas na cidade, mulheres indígenas na aldeia" e do livro infanto- juvenil polilíngue “Taynôh”(Guarani-Xavanteportuguês e espanhol). Também é autora do livro “Boacé Uchô Narrativas e Memórias do Povo Puri da Mantiqueira", 2010; “Pachamama - a poesia é a alma de quem escreve”, 2016; "Inhã Uchô" (lançamento em 2021); "Schuteh Poteh, Schuteh Koya- A língua Puri como elo de identidade e afeto" (lançamento em 2021). Desde 2018, participa do Projeto Arquivo Multimídia da Poesia dos países da CPLP, no âmbito da Cátedra UNESCO Educação, Diversidade Cultural e Cidadania, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa, Portugal - desenvolvendo atividades de investigação e recolha de documentos audiovisuais, impressos no Brasil, que tratam da temática indígena e da valorização da diversidade linguística e cultural dos povos Originários. Em 2019 recebeu menção honrosa como uma das dez mulheres cientistas brasileiras, pela FAPEMIG- Minas Faz Ciências, sendo ela a única da área de Humanas. Recentemente formalizou o Instituto Pachamama com o intuito de desenvolver o projeto Inhã Uchô (Espaço de Aprendizado da Floresta, Didático Ambiental e de Memória e Reparação Histórica do Povo Puri da Mantiqueira) em Visconde de Mauá, Resende RJ. Compositora e letrista, lançou, em 2021, a música “Abya Yala” em prol da Mãe Terra- Mantiqueira e do Projeto Inhã Uchô.

Será realizado ainda a palestra "522 anos de Brasil e a Situação dos Povos Indígenas" com Arassari Pataxó, Aratu e Yapuru Pataxó. Além dessa palestra, o Arassari Pataxó, Aratu e Yapuru Pataxó realizarão apresentações de música, dança e contação de histórias, mostrando um pouco da sua cultura.


Confira essas e outras programações da FLIR em www.feiradolivroderesende.com.

 

SERVIÇO

O quê: FLIR - Feira do Livro de Resende Data: 09 a 12 de junho de 2022

Horário: 09h às 21h Local: Área de Exposições de Resende, Resende-RJ

Acesso: Gratuito www.feiradolivroderesende.com

Look Mídia| www.lookmidia.com.br

contato@lookmidia.com.br

Tel.: (24) 33550066