FEIRA DO LIVRO DE RESENDE APRESENTARÁ PELA PRIMEIRA VEZ EDIÇÃO 100% VIRTUAL EM UM AMBIENTE 3D

Atualizado: Mar 19

A Look Mídia, com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresenta pela primeira vez no formato virtual a Feira do Livro de Resende. A FLIR será realizada em uma plataforma virtual gratuita entre os dias 25 e 28 de março e terá como tema “O impacto da tecnologia na literatura”, colocando em pauta como as novas ferramentas digitais estão impactando o dia a dia das pessoas.


“A pandemia nos trouxe muitos desafios, porém estamos contentes em encontrar uma solução para realizar o evento. Buscamos reproduzir todos os espaços da FLIR em uma plataforma virtual 360, tornando o evento mais democrático. Não poderemos estar juntos fisicamente, mas estaremos juntos compartilhando muita literatura, cultura e conhecimento”, afirma Adriana Elias, organizadora do evento.


Os visitantes poderão caminhar por todo o evento, passando pelos seus 20 expositores em 3D, entre livrarias, editoras e projetos literários. Com uma exposição em sua homenagem, o patrono escolhido será o Rui Barbosa, escritor, advogado, jornalista, jurista e político, sendo conhecido por defender temas da educação e da cultura.

A FLIR, apesar de virtual, será novamente um grande ponto de encontro de escritores, educadores, artistas, articuladores da cultura e o público em geral, através das palestras, bate papos, oficinas e apresentações que ocorrerão no Auditório Literário e no Palco Cultural. Além disso, a feira contará com a Flirzinha, área reservada para o público infantil com contadores de histórias, visando o incentivo ao hábito da leitura. A visitação, além de ser um momento de entretenimento, é uma oportunidade diferenciada de obter conhecimento.


A FLIR Virtual também proporcionará para o público bate-papos com vários autores conhecidos nacionalmente. Entre eles estão:

Bia Bedran - Graduada em Musicoterapia e em Arte- Educação. Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes. Graduada em Musicoterapia e Educação Artística, é cantora, compositora, professora, atriz e escritora. É autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs, sempre mesclando o canto e a narrativa. Recebeu diversos prêmios ligados à música e ao teatro ao longo de toda sua vida. Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, ela construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.

Paula Pimenta - Escreveu mais de 20 títulos, possui mais de dois milhões de exemplares vendidos e teve suas obras publicadas em países como Espanha, Itália, Portugal e toda a América Latina. Paula foi escolhida pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2012 e em 2014 foi a autora que mais vendeu livros no Brasil, segundo o ranking da PublishNews.

Bruna Vieira - É empresária, blogueira, youtuber, podcaster e escritora best-seller. Começou sua carreira com posts que foram tendo enorme sucesso, a audiência cresceu e explodiu. Ela se tornou colunista fixa da revista Capricho, e hoje é seguida por milhares de leitores e fãs pelas redes sociais.

Roseana Murray - Autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J ( ( por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J. Faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Trabalha com o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário. Faz palestras sobre a Formação do Leitor. Tem cerca de cem livros publicados.

Babi Dewet – Formada em Cinema. Começou a sua carreira escrevendo fanfics e publicou a trilogia Sábado à noite (Generale) em 2012. Amante de música, é apresentadora e produtora de shows e eventos de cultura coreana e pop, e possui um canal no YouTube sobre a sua vida, além de fazer parte do KPAPO, o primeiro podcast Originals do Spotify sobre kpop e hallyu. Na verdade, Babi sempre quis ser uma rockstar, mas acabou escrevendo livros e textos recheados de música.

Pedro Gabriel – Nascido na África. Filho de pai suíço e mãe brasileira, chegou ao Brasil com 12 anos, sem familiaridade com a língua portuguesa. Formado em publicidade, o autor sentia a necessidade de se expressar; até que um dia, ao esquecer o caderno de bolso onde anotava suas ideias, pegou um guardanapo no bar e começou a rabiscar. Acabou gostando da espontaneidade do trabalho no suporte e decidiu criar uma página na internet Eu Me Chamo Antônio”para registrar todas essas criações, que ganhou uma dimensão inesperada e se transformou em uma vitrine de seu trabalho.

Júlio Emílio Braz - Ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil, autodidata. Escreveu desde roteiro para histórias em quadrinhos (publicadas no Brasil, Portugal, Bélgica, França, Cuba e EUA) até livros de bolso de faroeste, com com 39 pseudônimos diferentes. Depois de começar a escrever livros ficou conhecido mundialmente e ganhou prêmios como o Austrian Children Book's Awards e o Blue Cobra Award do Swiss Institute for Children's Books. Um de seus livros de mais sucesso é "Esperando os Cabeças Amarelas".​ Na televisão, escreveu quadros para o programa Os Trapalhões, da TV Globo, e uma telenovela em dez capítulos para uma emissora do Paraguai. É autor de livros infanto-juvenis, entre eles Saguairu, que obteve o Prêmio Jabuti em 1989. Hoje tem por volta de 169 livros publicados, todos destinados a crianças e adolescentes.


Mais informações: www.feiradolivroderesende.com



SERVIÇO

O quê: FLIR - Feira do Livro de Resende Data: 25 a 28 de março de 2021 Local: www.feiradolivroderesende.com/virtual

Acesso: Gratuito Look Mídia | contato@lookmidia.com.br