Considerado o Pai do Municipalismo Brasileiro, João De Azevedo Maia é o patrono da Flir 2022


A FLIR (Feira do Livro de Resende) que terá sua próxima edição nos dias 09 a 12 de junho de 2012, das 9h às 21h, na Área de Exposições Francisco Fortes Filho na cidade de Resende RJ, anunciou o nome esperado para a patrono do evento. João de Azevedo Carneiro Maia (1820-1902), conhecido como o Pai do Municipalismo Brasileiro, será o grande homenageado da FLIR.


Nascido em Resende, João Maia exerceu vigorosa atividade intelectual, como jornalista, poeta, historiador e jurista. Foi condecorado com o título imperial de oficial da Ordem da Rosa, pelos serviços prestados à Nação durante a Guerra do Paraguai. Foi na imprensa regional que encontrou o meio adequado à discussão e à pregação das ideias que defendia.

Como advogado militante, e orador fluente, deixou nos anais do foro de sua cidade, a lembrança de êxitos memoráveis. Também, ocupou por diversas legislaturas a Câmara Municipal de Resende. Sua obra-prima foi, "O Município"(1878), foi considerada como repositório clássico de trabalhos concernentes à evolução histórica do Município e aos problemas de administração local, estuda o autor, a vida municipal, desde os tempos primitivos, reportando-se à existência de Comunas na Índia, antes mesmo do próprio Município romano, e cujos vestígios foram encontrados na Ásia após a conquista de Alexandre.


João Maia, foi também um grande poeta, tendo produzido o poema escrito no dia 27 de outubro de 1872, em que a primeira locomotiva transpôs o Rio Paraíba, em Resende. O poema intitulado: "O Itatiaia e o Wagon", foi considerado na época, um dos mais belos da língua portuguesa, tendo sido transcrito em seu livro: "Notícias Históricas e Estatísticas do Município de Resende, Desde a sua fundação"(1891). Escreveu a lenda "Tymburibá", em que revelou excepcionais qualidades de autor de ficção, trabalho este, considerado pela crítica do fim do século XIX, como dos melhores do gênero.


Na FLIR, João Maia será homenageado através de uma exposição na entrada do evento contando sua trajetória de vida, além da exposiçao de alguns dos seus raros livros.


 

SERVIÇO

O quê: FLIR - Feira do Livro de Resende Data: 09 a 12 de junho de 2022

Horário: 09h às 21h Local: Área de Exposições de Resende, Resende-RJ

Acesso: Gratuito www.feiradolivroderesende.com

Look Mídia| www.lookmidia.com.br

contato@lookmidia.com.br

Tel.: (24) 33550066